Junte-se ao grupo de assinantes e receba dicas, e-books e artigos de Fotografia.

[mc4wp_form]

“Ensaio sobre a beleza”, a recuperação de uma exposição de Danilo Russo

“Ensaio sobre a beleza”, a recuperação de uma exposição de Danilo Russo

Com curadoria de Patricia Eileen Murphy, o fotógrafo de moda e diretor do Instituto Internacional de Fotografia, Danilo Russo recupera as imagens que produziu para uma ousada e provocativa exposição, que coloca em questão o seguinte dilema: a determinação do conceito daquilo que se poderia considerar um ideal e padrão de beleza feminino seria fruto da uma construção individual de partes exclusivas do corpo de uma mulher (bem como, por exemplo, seu nariz sendo  pequeno e fino, seus olhos tendo longos cílios ou ainda sua boca apresentando lábios bem desenhados) ou seria através da construção conjunta do efeito causado por todas essas partes que, harmoniosamente, resultariam na sensação de estar perante de uma figura perfeita.

Para sustentar tal reflexão o fotógrafo explorou, com cortes bastante estratégicos localizado na parte superior do corpo e do rosto de diferentes modelos, estas noções de individualidade e coletividade  sugerindo ao espectador diferentes possibilidades para refletir sobre essa questão, através da construção ou desconstrução de um opinião, a cada imagem contemplada.

Sobre as cores escolhidas, em uma análise mais profunda sobre a sua utilização, chama a atenção a escolha do sistema RGB que é o propósito principal da fotografia tradicional e não só dela, bem como diferentes aparelhos áudio-visuais. As diferentes tonalidades de vermelho, verde e azul surgem  ora em competição, ora em cooperação, assim como as particularidades para a construção da imagem de beleza feminina. Também o resultado dessa exploração, ou seja a elevação máxima destas cores, resultaria então no branco, visto, assim, como uma metáfora da beleza construída através do conjunto de todas as partes.

Indiferente de qualquer opinião, o trabalho de direção de Danilo Russo não deixa de capturar as expressões e olhares proporcionados por essas mulheres que são, paradoxalmente, explicitamente reveladas de maneira totalmente abstrata. Confira logo abaixo as fotos originais da exposição.

 


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /srv/users/iifmain/apps/danilorusso/public/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /srv/users/iifmain/apps/danilorusso/public/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405
3 Comentários

  1. Lindas fotos!!

    Responder
  2. Boa noite, fiz um comentário no face que os olhos são os responsáveis por toda e qualquer beleza, com certeza, mas, quando vi essa modelo e li o texto, reconheço que o conjunto faz a beleza de muitos se destacarem mais que outros, tem pessoas que se destacam mais em beleza que outras, e assim parece que todos reconhecem a beleza dessa pessoa.

    Responder
    • Ola Marcelo, ´eta é uma questão interessante, por isso que quis explora-la, eu ainda não encontrei uma resposta definitiva, risos. Acredito que ambos os aspectos são importantes, abraços,
      Danilo Russo.

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais cursos e dicas de fotografia?

Compartilhe